contact us
Press Release

Prepare-se para Autonomics (Robótica)

Você provavelmente já ouviu a mais recente tendência sobre como automação - processos de auto-gestão (Robotics) automatizados irão revolucionar os serviços de TI e processos de negócios. Já ouvimos esta história antes: mensagens de vendas revolucionárias e grande decepção quando os vendedores aparecem com vaporware e sem referências concretas para demonstrar a eficácia no mundo real.

Mas desta vez pode ser diferente. Os especialistas concordam que autonomics tem o potencial de desencadear uma onda significativa de melhoria de serviço e eficiência de custos. Uma coisa é certa: autonomics é inevitável, e aqueles de nós nas trincheiras precisam se preparar para isso. Quanto antes melhor; autonomics irá reduzir falhas de serviço e os custos trabalhistas. Na verdade, estamos propensos a ver tanto quanto uma redução de 40 a 75 por cento no custo de trabalho de tecnologias de automação que incluem autonomics, versus a economia de 15 a 30 por cento que adquirimos ao longo dos anos através de arbitragem trabalhista.

Em um extremo, autonomics inclui computação cognitiva em que software pode processar comandos de linguagem natural e responder com base em contextos ou metas definidas. Mas aqueles no mundo dos serviços estão mais propensos a primeiro explorar as capacidades de auto-cura que autonomics permitem: algum nível de descoberta automática de falhas e capacidade de corrigir essas falhas. Como resultado, serviços de TI e processos de negócios serão capazes de se adaptar automaticamente as condições de mudança e produzir qualidade e confiabilidade do serviço que vão além de automação atual.

Nos próximos 12 meses, podemos esperar para ver histórias de sucesso de nível empresarial impressionantes que demonstram como autonomics, no mínimo, podem reduzir significativamente as falhas de automação e a necessidade de atualizar playbooks de automação. Aqui estão os Top 5 passos que você pode tomar agora para se preparar:

1. Eduque-se sobre as tecnologias autonomics. É importante distinguir entre automação tradicional (um conjunto de scripts para manipular eventos antecipados) e autonomics (software que pode aprender). Automação tem estado no mercado há anos e tem provado ser muito rentável quando os processos são altamente padronizados. Software de autonomics vai além disso e estamos apenas no começo da sua história. Em consequência, autonomics deve ser introduzido em ambientes de clientes "amigáveis" em que a relação com o prestador de serviços é saudável o suficiente para permitir a experimentação com novos serviços.

2. Não tente fazê-lo sozinho. Pode ser tentador embarcar em um plano para desenvolver internamente autonomics para a sua infra-estrutura e/ ou processos de negócios, mas ambos os custos e os riscos são elevados. Os prestadores de serviços ganham em economias de escala e experiência que uma organização buy-side não pode se aproximar; enquanto automação tradicional, como scripting, vale a pena realizar internamente ou através de prestadores de serviços, autonomics do tipo faça-você-mesmo seria como escrever o seu próprio sistema operacional do servidor.

3. Padronizar e homogeneizar a sua infra-estrutura e processos. Mova seus negócios para fora de suas plataformas legacy e padronize seus processos. Mesmo que você só possa se concentrar em um subconjunto de seu ambiente (um local ou uma unidade de negócios), mantenha-se em seu caminho ou acelere. Isto lhe dará uma plataforma quando autonomics estiver pronta para o horário nobre e, a curto prazo, irá reduzir os custos de suporte e aumentar a confiabilidade.

4. Continue o serviço de implementação de processo de gestão e maturação. Processos robustos e bem documentados são o ponto de partida para automação e autonomics subsequentes. Concentre-se no desenvolvimento de processos "leves" que permitem a consistência e agilidade.

5. Desenvolver e implementar uma estratégia de propriedade intelectual (IP). Um risco importante de automação está sendo bloqueado em um fornecedor se ele possui o IP de automação, sistemas de automação e/ ou as instruções colocadas em tais sistemas. Sua estratégia de IP e abordagem jurídica tem a conta para o seu regime de terceirização, bem como suas práticas em matéria de propriedade de licenças de software e outro IP.

Fique atento a notícias sobre os produtos e serviços para que você possa decidir quando é o momento certo para a sua organização começar a adotar soluções autonomics. Nem todos os processos são igualmente passíveis de autonomics, e muitos fatores entram em jogo. A ISG pode ajudar sua empresa a avaliar os potenciais benefícios da automação e autonomics. Contacte-nos para obter mais informações.